bonottoconsultoria.com.br

ONDE REQUERER CIDADANIA ITALIANA

CIDADANIA ITALIANA

VIA CONSULADO ITALIANO NO BRASIL

A luta dos brasileiros e as longas filas nos Consulados

Atualmente os prazos para os processos de cidadania italiana nos consulados italianos no Brasil estão além do que a lei italiana estabelece, que são 730 dias. A espera pode variar de 7 a 14 anos, e há cerca de mais de 800 mil pessoas de descendência italiana aguardando na fila para ter seu direito à cidadania reconhecido. Devido ao longo tempo para obtenção da cidadania no Brasil, sugerimos o requerimento através da via judicial na Itália. 

COMO REQUERER CIDADANIA VIA CONSULADO ITALIANO NO BRASIL

A partir de 20 de março de 2023 as inscrições da “LISTA 2023”  e anos subsequentes são feitas exclusivamente por meio do Prenot@mi, o portal ministerial criado para a gestão digitalizada de agendamentos de serviços consulares.

Uma nova lista será disponibilizada a cada mês, com vagas disponíveis de acordo com a capacidade máxima de trabalho do Consulado Italiano de São Paulo.

Ao tentar se inscrever em uma lista com lugares esgotados, aparecerá um aviso convidando você a aguardar a abertura de uma nova lista mensal antes de se inscrever.

ACESSE OS LINKS ABAIXO DO GUIA DE COMO SE CADASTRAR E DO PORTAL PRENOT@MI.

CUSTOS PARA CIDADANIA VIA CONSULADO ITALIANO DE SÃO PAULO

Como o tempo para aquisição da cidadania italiana feita através do Consulado Italiano em São Paulo é maior em relação a cidadania requerida por via judicial ou administrativa na Itália, seus custos são menores e o tempo ajuda no parcelamento das despesas. O requerente terá um tempo maior até que o Consulado o convoque para a entrega no dia agendado. Estes custos compreendem toda elaboração do processo. Emissão das certidões, retificações (se necessário), tradução juramentada e apostilas de Haia, taxas consulares até a emissão do passaporte.

CIDADANIA ITALIANA

VIA JUDICIAL NA ITÁLIA

Os benefícios da via judicial na Itália

Uma possível solução para superar o problema das longas filas enfrentadas pelos requerentes de cidadania italiana nos consulados é buscar o reconhecimento da cidadania através de processo judicial na Itália. 

UMA ÓTIMA OPÇÃO PARA QUEM QUER CIDADANIA DE FORMA RÁPIDA SEM NECESSIDADE DE IR PARA A ITÁLIA.

Além disso, para os requerentes que se enquadram na regra de 1948 por via materna, é possível buscar o reconhecimento da cidadania italiana por meio do processo judicial. Esse processo pode levar de 2 a 3 anos, desde a protocolização da ação no tribunal competente, que compreende a jurisdição do nascimento do Dante Causa do requerente, até a sentença ser proferida.

CUSTOS PARA CIDADANIA VIA JUDICIAL NA ITÁLIA

Como o tempo para aquisição da cidadania italiana feita por via judicial na Itália é menor em relação a cidadania feita nos consulados italianos no Brasil, seus custos são mais elevados. Estes custos compreendem toda elaboração do processo, ainda no Brasil. Emissão das certidões, retificações (se necessário), tradução juramentada e apostilas de Haia, advogado italiano, taxas processuais e diligências na Itália até a emissão do passaporte.

CIDADANIA ITALIANA

VIA ADMINISTRATIVA NA ITÁLIA

Requerer Cidadania Italiana sozinho: Sonho ou pesadelo?

O processo de reconhecimento da cidadania italiana deve ser feito no comune (município) responsável pelo local de residência do requerente na Itália. Para dar início ao processo, é necessário que o requerente viaje até a Itália, registre residência e submeta a documentação necessária para análise. O processo pode levar de 4 a 6 meses.

DURANTE O PERÍODO QUE ESTIVER REQUERENDO A CIDADANIA ITALIANA NA ITÁLIA, O REQUERENTE NÃO PODERÁ SE AUSENTAR DO PAÍS SOB PENA DE REVOGAÇÃO DO PEDIDO.

Durante o processo um policial (vigile) realiza uma visita ao endereço declarado pelo requerente para verificar se ele está de fato residindo no local. O requerente não pode se ausentar do país nesse período. Após o registro da residência, a documentação é apresentada ao Ufficiale dello Stato Civile para análise. Caso as certidões sejam aprovadas, o oficial italiano solicita ao Consulado Italiano no Brasil a certidão de não renúncia, que deverá ser expedida no prazo de até 90 dias.

COMO REQUERER CIDADANIA VIA ADMINISTRATIVA NA ITÁLIA

1. Reunir toda a documentação apostilada e retificada (se houver necessidade);

2. Viajar para a Itália;​

3. Requerer CPF italiano (Codice Fiscale) em uma agência da Receita;​

4. Registrar residência no comune;​

5. Aguardar visita do vigile para comprovação de registro de residência;​

6. Apresentar a documentação no comune;​

7. Aguardar o comune fazer o pedido da não-renúncia ao Consulado Italiano no Brasil (Prazo: até 90 dias);​

8. Após a resposta do Consulado Italiano no Brasil, preencher pedido de reconhecimento da cidadania italiana no comune;​

9. Assinado o documento de reconhecimento, a certidão de nascimento será transcrita no livro do comune, sendo o requerente oficialmente reconhecido como cidadão italiano;

10. Fazer o pedido de emissão da carteira de identidade e o passaporte italiano.​

CUSTOS PARA CIDADANIA VIA ADMINISTRATIVA NA ITÁLIA

Assim como a cidadania italiana feita por via judicial na Itália, a cidadania via administrativa  tem tempo menor para sua aquisição. Seus custos são tão elevados quanto a cidadania feita por via judicial. Todos os custos de elaboração do processo, ainda no Brasil, assim como passagem aérea, residência pelo tempo do trâmite e custos diários até a emissão do passaporte, são um obstáculo na vida do requerente.

×