Poder transitar livremente pela Europa sem se importar com a duração dos exigentes vistos de permanência nos países é uma ideia que fascina muitos brasileiros. Prolongar a estadia lá fora, então, com oportunidade de empregos na Itália, Alemanha e demais países da Comunidade Europeia, faz muito aventureiro sonhar acordado num universo sem limites. Falando com os pés no chão, este privilégio não é tão remoto: Quem puder comprovar descendência direta com imigrantes italianos pode procurar as vias consulares, ou, se quiser, optar por fazer o pedido na Itália (via judicial ou administrativa) e usufruir do direito à dupla cidadania italiana.
Burocracias à parte, o processo em alguns casos é relativamente longo, uma vez que a pesquisa da árvore genealógica requer tempo, obstinação e paciência, sem contar as longas filas nos Consulados Italianos no Brasil. É nesta hora que entra sabiamente o trabalho da BONOTTO CONSULTORIA, empresa criada em 1983 pelos advogados Olirio Antônio Bonotto e Ruth Bonotto, com objetivo de prestar consultoria direta a todos os brasileiros que desejarem obter a tão sonhada cidadania italiana. A Itália adota o princípio do “jus sanguinis” – direito de sangue, ou seja, os descendentes de imigrantes italianos são considerados cidadãos italianos não importando o seu local de nascimento ou residência.
O Brasil adota o princípio do “jus soli” – direito do território – no qual todos os nascidos no Brasil são cidadãos brasileiros. Os descendentes de imigrantes italianos nascidos no Brasil, portanto, têm direito à dupla cidadania e, desse modo, podem ter dois ou mais passaportes. O trabalho da Bonotto é preparar toda a documentação exigida para obtenção da cidadania italiana, sem interferir nas atribuições legais dos órgãos competentes. A facilidade de locomoção na Comunidade Europeia sem vistos, rapidez no check-in alfandegário, possibilidade de fixar residência sem a necessidade de vistos de permanência e até estudar – e por que não trabalhar – legalmente como qualquer cidadão europeu. Sem contar de não ter necessidade de vistos para os Estados Unidos, Canadá e Japão.
Com o apoio de uma equipe excelente de tradutores e intérpretes bilíngues, a Bonotto facilita a vida de seus clientes de forma eficaz e completa, prestando desde simples consultoria para toda elaboração do processo de cidadania italiana e, também, na preparação dos documentos de executivos e empresas que queiram se estabelecer no Brasil. Apoiada num currículo que lhe confere autoridade na área internacional, indiscutivelmente destacado pela qualidade e eficiência que conferem à empresa uma reputação incontestável ao longo de mais de 40 anos de estrada. Portanto, para quem quiser fazer parte desse seleto grupo de pessoas que tem a possibilidade de obter a cidadania italiana, benvenuto e buona fortuna, com os cumprimentos da BONOTTO CONSULTORIA.